O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

sábado, 1 de janeiro de 2011

APOLOGIA CONTRA O CASAMENTO

"Cara Marcela, com todo respeito, você me dá impressão de fazer apologia contra o casamento e de induzir as pessoas a se divorciarem"
Acho que nunca fui tão mal interpretada! Fui casada por 13 anos, e só então me separei. Sou casada e feliz há quase 10 anos. Seria uma contradição fazer apologia contra uma coisa que eu vivo e apostei nela por duas vezes. Vc está redondamente enganado, senhor Fábio. Faço apologia contra a infelicidade a dois, e induzo as pessoas a repensarem seus relacionamentos. Esse é meu único objetivo, tanto que faço questão de postar seu comentário aqui para esclarecê-lo.
Gostaria muito que pessoas de qualquer idade tivessem coragem de repensar suas relações e "cair fora" caso não sejam felizes. Uma coisa aprendi - até mesmo a felicidade a dois é relativa, não tem  nem uma fórmula, o que existe são caminhos mais prováveisz. Outra coisa é certa-  para uns felicidade é dinheiro, para outros sexo, para outros manter marido/mulher e filhos morando debaixo de mesmo teto, para outros ser amada.  Basta que cada um descubra se o que tem lhe faz feliz. Só isso. Não julgo ninguém, até porque aprendi, que conceitos mudam, como tudo na vida. Um dia, pensei que traição fosse motivo indiscutivel para uma separação, hoje, não acho que essa decisão seja tão simplista assim. Vou lhe relatar dois e-mails para que entenda.
Um e-mail veio de uma pessoa que me narrou  ter um casamento feliz. Um dia, a mãe adoeceu e ela não soube se dividir entre o marido e a mãe. Ele foi um companheiro irrepreensivel por 2 anos, praticamente mudando-se com ela para casa da sogra. Uma casa lotada de filhos, netos, sobrinhos. Ele lhe pedia todos os dias que fizessem uma escala entre os 6 irmãos, mas ela era a unica a não aceitar ficar nem uma dia longe da casa da mãe. Almoçava, jantava, e passou a dormir, e ele lá, junto dela. Até que um dia ele se cansou da falta de privacidade, da falta do seu casamento, da falta da sua casa e de sua esposa. Quando ela percebeu, entrou a bendita secretária na vida dele. Ela ligava e ele estava almoçando, indo ao cinema, e finalmente passando um fim de semana com a secretária na serra. Só aí ela acordou. Tiveram uma conversa franca. Ela aceitou a escala entre os irmãos, voltou para casa, para o casamento e relevou  aquela traição dele. Acho que ela tomou a atitude correta, apesar de não saber qual  consequência tudo isso deixou na relação dos dois.
Em contrapartida recebi um outro e-mail, de uma mulher que tinha um casamento dos sonhos, até que, um dia, se descobriu com câncer. Ele ficou junto, foi aos médicos, dormiu abraçado, deu-lhe apoio e  força. Até que o tempo foi passando, veio a primeira quimioterapia, ele a acompanhou, já na segunda, ficou no bar ao lado, esperando, como passou a acontecer em todas as outras. Já marcava com os amigos no bar, na hora da quimioterapia da esposa. Nem a levava mais até a sala. Continuava carinhoso e paciente dentro de casa, até que chegou a  festa de fim de ano da empresa, e como ocorria todos os anos, as famílias dos funcionários iam juntas. Ela já estava bem, de alta da quimio, mas ainda carregando seus efeitos. Como não se adaptou à peruca, usava lenços bonitos que a mãe lhe trouxera do exterior. Já estava pronta quando ele chegou em casa, elogiou-a, disse que estava bonita, e perguntou se ia ao médico. Ela disse que não, que se arrumara para a festa, e ele lhe disse: "Desculpe-me, mas não acho conveniente levá-la à festa da empresa, já que ainda está sem cabelos. É pelo seu bem. As pessoas vão olhar, comentar, sentir pouco à vontade perto de vc. Não acha melhor vc ficar em casa? Prometo não demorar". Ela ficou e ele de fato, não demorou nada. Mas quando ele chegou, ela já tinha arrumado todas as malas dele e as deixado na porta, com um bilhete "Não escolhi ter câncer, não escolhi fazer quimio, não escolhi perder meus lindos cabelos. Escolhi ficar curada, e Deus me concedeu essa benção, e no momento da nossa conversa, escolhi que não é mais com você que quero dividir minha vida, quero um homem de verdade.  Continue com seus amigos no bar perto do hospital enquanto mulheres, que não serão mais as suas, sofrem  fazendo quimio,  continue indo às festas de fim de ano de sua empresa com mulheres lotadas de cabelo. Ao se casar novamente, peça um atestado contra doenças futuras. Por favor, não me procure mais, advogados existem para isso. Junto com meus cabelos, foi-se embora todas as expectativas que eu tinha quando me casei com vc, de ter um companheiro de verdade. Seja feliz". O que acha que poderia dizer a essa pessoa tão inteira, a não ser parabenizá-la pela sua decisão?  Acha que isso é induzir alguém a se separar? Não, meu caro. Isso é dar apoio a pessoas corajosas que se respeitam acima de tudo, e que se um câncer não foi capaz de derrubar, não será um babaca qualquer, que acha que o fato de estar casado , lhe dá o direito de fazer com o outro, o que lhe convém. Essa pessoa se livrou de dois cânceres, e, se apoiar isso é fazer apologia contra o casamento, então, eu realmente faço, e farei sempre.

Um comentário:

Simone SC disse...

Querida Marcela, obrigada pelo carinho, respeito e dignidade com que citou o caso do meu divórcio pós câncer. Espero que muitas mulheres leiam e acreditem que enfrentar uma doença não nos obriga a ficar em uma relação sem respeito. Muito pelo contrário, a doença nos encoraja a enfrentar qualquer mudança. Um 2011 grandioso para vc!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...