O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Bem-vindo ao mundo dos adultos!



Sinto dificuldade quando preciso dizer aos adolescentes certas coisas de "gente grande" que já endureceu e dificilmente não perdeu a ternura. Acho que é por perceber que é chegado o fim daquela doce inocência. 
Hormônios a flor da pele, descobertas aos borbotões, tanto físicas quanto emocionais e sociais. Apaixonados pelo namorado(a) de repente são invadidos por uma vontade que pulsa de "pegar" a garoto(a) da escola, e vem a pergunta: 
O que eu devo fazer?
-Você precisará escolher meu bem.

E abro a listinha:
Na vida é preciso fazer escolhas o tempo todo.
Não faça aos outros aquilo que não gostaria que lhe fizessem.
Ninguém pode ter tudo na vida.
Não seja desleal.

Mas desleal a quem? Ao namorado(a) ou aos seus hormônios? Sei o quanto é difícil separar  sentimentos de impulsos quando se tem 15, 16,17 anos, completamente independente do sexo ser masculino ou feminino, afinal estamos nos século XXI e não vamos discutir aqui a boçalidade do machismo...Isso ficou demodè.
A grande maioria dos jovens  escuta o hino: "aproveita a vida, porque ao chegar à vida adulta  tudo mudará". Muitas coisas mudarão, claro. Mas os laços de afeto serão sempre laços de afeto independente da idade. Trair a confiança de uma pessoa a quem você prometeu amor e fidelidade (seja por um dia ou por um ano), não é uma atitude para ser banalizada com a desculpa de que se é jovem. 
Dúvidas são como pragas nessa idade. Então, não prometa nada. Seja sincero. Exponha seus sentimentos para seu par. Honestidade é um princípio básico que independe da sua certidão de nascimento. 
A ética não pode ser elástica, ela deve reger uma vida do início ao fim.
Será preciso optar entre aquele amor romântico do primeiro namoradinho (a) e aquele "amasso" com aquele(a) "peguete" da escola? Sim. A não ser que seu par ache normal "dividir a bola" e que você se sinta à vontade em viver essa situação.
Tudo da vida tem um preço e um valor. Pague o preço, mas antes pese o que  tem mais valor para você.
Ninguém escapa da lei do "isso ou aquilo". Fazemos escolhas a cada amanhecer, desde que nos tornamos conscientes de nós mesmos, do outro e de tudo o que nos cerca.
Bem-vindo ao mundo dos adultos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...