O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Perdoar, o momento é agora



Hoje li em um blog um título que achei curioso - "Qual é a hora de perdoar um Judas". 
Não li o texto (o que farei mais tarde) então, nem imagino do que se trata, mas me levou a pensar sobre várias coisas. Não existe tempo para se perdoar. Contando que a capacidade de perdão é o maior libertador que existe, para que adiar?  É um ato que liberta quem é perdoado e ainda dá asas para o infinito a quem perdoa. Nada mais gratificante do que essa abolição.
As argolas que compõe a amarra dos sentimentos ruins são de ferro e formam um elo poderoso que aprisiona a vida, os sonhos, o futuro dos envolvidos.
Sempre relacionei o perdão a um ato de bondade, mas hoje o reconheço como um ato de inteligência. É preciso antes de tudo sabedoria para exercitar o perdão. Não é fácil, mas é necessário e benévolo para quem o pratica. Se faz bem primeiro de tudo a quem o faz, qual a justificativa para não fazer? 
No amor, ser traído pelo parceiro é motivação para um ódio sem limites. Compreensível. Há investimento naquela vida a dois e de uma forma ou de outra, tiram-lhe o chão ao dizer "ok baby, é verdade, estou envolvido com outro, perdoe-me! A carne é fraca, foi só um momento, ou, estou amando e vou embora..." Venha o que vier, o amor, naquele momento, se converge nesse sentimento insuportável - ódio. E você quer matar, quer destruir, quer amaldiçoar. Vai passar, vai passar. Talvez quebre vasos, porta-retratos e até o nariz dele, afinal, quebraram seus sonhos. 
Com o tempo as coisas vão se encaixando, tomando forma e uma nova vida (seja ainda ao lado dele ou sozinha) vai se desenhando, e, você tomando consciência que esse sentimento ruim só te escraviza ao passado e impossibilita novas energias futuras. Urge ficar livre dele. Claro que não é fácil!
Vale perdoar mesmo sem esquecer? Vale. Se você dá o comando para o perdão, mesmo não esquecendo completamente, você começa a ficar livre e o outro também.
Perdão precisa ser exercitado. 
Tem uma parte no livro A Cabana que mudou minha vida - o pai está prestes a encontrar o corpo da filha, assassinada brutalmente e enquanto caminha à procura vai dizendo para si mesmo: eu perdôo, eu perdôo, eu perdôo... E, mesmo ainda não conseguindo perdoar, ao repetir esse mantra, vai limpando e abrindo caminho... E em um momento sagrado, o perdão se estabelece.
Nesse exato momento, você liberta ao mesmo tempo em que fica livre. 
Eu já fiz em mais de uma circunstância. Dá certo. Tente também.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...