O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ninguém foge à sua natureza


A escrita é feita de fragmentos de diversas histórias de vidas - vividas ou testemunhadas. Só assim nasce um texto, uma crônica, um livro, um filme, uma novela. Basta ter olhos para ver e tudo vira um rico material a ser explorado.
Norma era uma mulher de hábitos simples, vida linear, sem os deliciosos sobressaltos da emoção. Até que sua pacata história é invadida por um belo cafajeste. Ele lhe diz coisas que ela nunca ouviu, lhe promete um futuro a dois, lhe dá carinho, amor, sexo. Ela, por sua vez, não conhecia nada sobre ele, e nem precisava... Afinal ele já vinha com todos os créditos, pois a ele estava reservado o poder de colorir a sua vida. Deu-lhe o que ela nunca teve, lhe disse o que ela sempre quis ouvir, lhe prometeu um futuro de amor, lhe permitiu sentimentos e sensações que ela até então desconhecia. 

Um dia ele mostrou a face. Era um bandido que a envolveu em um trama sórdida levando-a a cadeia. O ódio tomou conta do amor. O susto, a decepção, a certeza de que aquele amor era falso, foi mais duro do que os anos enfrentados na cadeia. 
Por que me deixei enganar tanto? Porque fui tão idiota? Porque acreditei? Porque a carência faz isso. Toda mulher quer ser objeto de desejo de um homem que possa antes de qualquer coisa amá-la. Muitas sublimam essa faceta feminina em prol de uma vida mais calma, onde o risco de uma decepção fique bem longe. Mas nunca ninguém estará totalmente protegido. E quanto mais sufoca  o lado "mulher", mais vulnerável fica perante os falsos amores. Isso é fato.
Voltando à novela, a vida da mocinha passa a ser movida pelo desejo de vingança. Em nome disso ela se perde de si mesma - mente, mata, trai. E finalmente consegue reverter à história, passando a ser algoz de quem um dia foi vítima. Mas... A vida não é uma ciência exata. E apesar de toda a racionalidade usada para cumprir o plano de vingança, ela voltará a ser a vítima. Fácil de entender. A essência dela continua a mesma, assim como a dele. Apesar de tantos atalhos tenebrosos pelos quais ela andou, ela continua a mesma mocinha carente, de índole boa e ele, apesar de ter sido desmascarado e da aparente humildade recém adquirida, tem a essência podre.
É aquela velha e sábia fábula A rã e o escorpião, só que dessa vez ela é ao mesmo tempo a rã e o escorpião - ela promete a si mesma uma vingança que não conseguirá cumprir, ela mesma se trairá, porque ninguém foge por muito tempo à sua natureza. É contraproducente querer se igualar a quem te fez mal. Ninguém está imune de uma cilada no amor, a diferença está em como enfrentar esse momento. Você pode escolher permanecer nesse círculo vicioso, de ódios e vinganças ou transformar esse dolorosa experiência do passado em um futuro mais calculado, mas nem por isso menos prazeroso. 
Como sempre digo, na vida não há garantias, mas há caminhos mais prováveis.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...