O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Manipulação


Não há relacionamento que sobreviva à manipulação. Mas muitos costumam conviver com “ela” mais tempo do que se imagina.
Amor maduro e estruturado para resistir às inevitáveis reveses da vida, carece de respeito. Manipulação é desrespeito. É  violar a liberdade e desumanizar a pessoa amada, que deixa de ser pessoa e torna-se  apenas objeto amado.
É razoavelmente fácil o jogo de manipulação - elabora-se habilmente um arranjo,  ultilizando-se dose extra de egoísmo (pois o manipulador só leva em conta o seu objetivo) e tudo vale para  atingir a meta – principalmente fazer com que o outro sinta-se culpado. Sedução é a grande arma do manipulador. Não no sentido de atrair,  pois isso faz parte do amor que é amor. Falo do ato de persuadir e influenciar. A manipulação que mais judia, ocorre quando a relação chegou ao fim e um dos parceiros não aceita. Para eles os fins sempre justificam o meio. Afinal, tudo é feito em nome da família.
A manipulação só ocorre em uma relação assimétrica, onde um ganha e outro perde, quando na realidade, ninguém ganha nada, e a relação, mais dia menos dia, estará perdida. Amor que perdura nasce da simetria, das semelhanças.
Relação a dois quando é saudável e feliz não trás emoções negativas. Nenhuma pessoa normal, por mais culpada que esteja, faz algo contra si mesmo. A não ser... Que esteja sendo muito pressionada... Quer maior pressão do que a mental?
Manipulação é uma trama perigosa, quase invisível, principalmente aos olhos estrábicos de quem mantêm o ilusório desejo de posse. Um bom manipulador envolve toda rede de relacionamento do seu objeto de desejo e quando esse acorda... Está só. “Mas o manipulador me ama, me acolhe, me ajuda...” Mas ele não faz nada disso pautado na nobreza, faz por necessidade própria, porque está emocionalmente doente e por isso precisa sugá-lo,  privando-lhe aos poucos de ser feliz e de acreditar em si, até que chega o momento em que você se perde de si mesmo e passa a ser somente a sombra dele. 
Mas, em um momento qualquer, essa relação frágil como um castelo de areia, será varrida ou porque você cansou de fazer o que não acredita ou porque entendeu que não há culpas e não quer mais padecer à margem da vida. Quem estava manipulando vai espernear, odiar, gritar e... Se libertar, porque nesse tipo de relação todos são vítimas, todos encontram-se exaustos e todos recobram a paz quando podem ir ao encontro de emoções verdadeiras, sempre libertadoras.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...