O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

terça-feira, 23 de abril de 2013

O renascer diário

Cada novo dia traz em si latentes possibilidades.  
Dormir é uma pausa, momento de recompor energias, uma forma de “não pensar conscientemente” porque inconscientemente, os sonhos que o digam! Quando você dorme, encerra um dia de vida – bom ou ruim, já sabendo que ao acordar, outra jornada se iniciará, com outras oportunidades e novos aprendizados.
Mas é verdade que tantas vezes o dia amanhece e a noite permanece lá, teimando em não dar chance para o dia nascer dentro de mim. Eu desperto e não abro o olho, a garganta fecha, o coração aperta e a vontade é que o mundo não me espere, e me deixe ficar quieta. É um luto interno, solitário, ninguém vai me abraçar, os amigos não virão para ficar ao meu lado enquanto enterro alguém. Enterrarei sozinha - sonhos, pessoas, desejos. A vida congela e por mais que eu cumpra o ritual diário, metade de mim não está ali. E quando a noite finalmente chega, me dou conta de que aquele dia nem amanheceu ainda dentro de mim.  
Vivemos tão ligados no automático que nem notamos a grandeza dessa cadência perfeita de dormir/ acordar diário que corresponde ao  desencarnar de uma vida e reencarnar em outra.  Aquele novo dia que começa, é uma nova chance que possibilita, ou mais que  possibilita, te convida a  fazer algumas escolhas.
Hoje eu amanheci fazendo a minha escolha. Acordei com uma sensação de noite eterna dentro de mim. Olhei em volta e não vi chão nem paredes. Novamente me senti em queda livre. Fechei a janela, os olhos, e o meu coração e voltei para cama. Mas e aí? O dia que acenava na minha janela era meu. Não sou vítima de  ninguém, portanto não tenho como culpar terceiros. Ou dramatizo sobre uma inevitável constatação e perco tempo e vida, ou reajo.  Tinha uma escolha a fazer - jogaria um dia fora? Levantei, abri a janela, os olhos e o coração. O céu sem uma nuvem me inundou com seu azul e aceitei o convite para o dia.  Afinal...  "é tudo como tem que ser" e fui repetindo como um mantra a mim mesma, enquanto calçava o tênis da corrida, enquanto preparava a coalhada com granola, enquanto descia as escadas de casa, enquanto corria os primeiros minutos. Em segundos a angústia deu lugar a paz. E eu abençoo, mais uma vez, minha resiliência. 
O homem jamais deveria se permitir despertar para um novo dia como se fosse um ser irracional que levanta e vai, sem saber para onde e nem por que. É imprescindível refletir a respeito daquela “nova vida” de 24 horas, com seus desafios e surpresas, sejam eles, positivos ou negativos. É preciso coragem para olhar e ver. A postura adotada frente àquilo que vem ao seu encontro é que vai fazer toda a diferença. Nunca haverá culpa e culpados, nunca haverá vítimas e algozes, nunca haverá a bela e a fera, porque em algum momento todos que são feras, serão belas e vice e versa. A vida é uma troca, o tempo todo... hoje eu troquei com o céu azul, todo dia trocamos com as pessoas, sempre daremos algo, sempre ficará um pouco do outro em nós. É preciso desprendimento para entender que está tudo absurdamente organizado no universo e nada jamais sairá fora do lugar. E essa inquestionável verdade conforta uns, mas desespera aqueles que acreditam que podem sempre. Não podem. É preciso abrir as mãos e o coração para receber aquilo que já está destinado a você. É na não vontade e no desapego que tudo acontece.
Existem pessoas que olham para o dia chuvoso e “rosnam”, outras aproveitam para fazer poesia enquanto aguardam a roupa secar.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...