O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Tudo é relativo

Reconhecimento é a palavra que mais se aproxima do que acredito que possamos ter acerca daquilo que existe fora de nós, pois só podemos conhecer o que já está em nós. Portanto apenas reconhecemos o que nos cerca, ou seja, conhecemos sob um olhar próprio. Uma ótica interna que pouca chance nos dá de enxergar de outro modo, que não aquele que nos experimentamos através de nossa vivência e apreendemos a partir dos sentidos. 
Capacidade de abstração é algo que acho necessário para a criação e evolução de novas ideias. Esse nosso "intelecto agente" consegue abstrair idéias ainda distante dos objetos em si, e nos permite imaginar resultados diversos antes da ação. Mas até mesmo essa capacidade de abstrair é, de certa forma, engessada pela nossa bagagem interna. 
Aí chegamos a relatividade dos conceitos - certo e errado, bom e mal, verdade e mentira.
Conceitos são sempre fragmentados, não há uma unidade, uma coerência lógica entre eles. Ele é preenchido sempre pela concepção ideológica de cada um. Um marxista descreve o fundamentalismo de uma forma, se esse conceito for definido por um liberal, o posicionamento é outro. Há um indiscutível vácuo no campo das referências teóricas por conta da fragilidade a não sustentação de alguns conceitos. 
O que é real quando o conceito de real é relativo? Real é uma crença individual? Cada um cultiva sua realidade? Se o real nasce do nosso imaginário, nossa existência faz parte desse imaginário? Por outro lado se minha realidade particular se sobrepuser às normas e regras sociais como será o mundo em sociedade? 
Todos os conceitos existem e se manifestam - o bem, o mal, o amor, a honestidade, a traição, a lealdade, a tristeza, a felicidade - a compreensão de que tudo é relativo porque só existe a partir da concepção individual de cada ser humano, faz a vida ficar mais fácil e o coração mais leve.

http://www.marcelolopes.jor.br/blog/artigo/141/tudo-e-relativo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...