O blogger é atualizado de acordo com as batidas do meu coração. É um prazer tê-los comigo.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Pimenta nos olhos dos outros é refresco

O livro "A águia e a galinha" de Leonardo Boff é uma metáfora da condição humana. A história de uma águia que foi criada junto às galinhas e com o passar dos anos passa a acreditar que era uma galinha de verdade, até que um dia aparece alguém que a faz enxergar quem ela realmente era.
Eu amo Boff, adoro esse livro e quem não leu, deveria ler, há ali, uma aula de filosofia em todos os sentidos e uma infinidade de lições.
Entre elas está a de que vemos o que queremos ver, ou o que podemos ver, ou o que nos é conveniente ver (porque, continuando com Boff, cada um lê e relê com os olhos que tem). Bom, a partir do momento que acatamos essa singularidade contida no olhar, ou na forma de olhar, ficamos cônscios da relatividade, senão dos fatos, da interpretação desses.
O professor estuprou uma criança de 8 anos. Fato. Ele é um monstro que precisa ser banido da sociedade. Diz a constituição que todo cidadão tem direito a defesa. Ok. Então esse ser (não) humano terá advogados que adotarão uma linha de defesa e, essa, certamente se dará a partir das bases sociais e familiares lotadas de dificuldade onde, certamente, esse sujeito se criou. Isso evitará o trauma da criança que foi abusada? Não. Isso faz com que esse sujeito deixe de ser portador de alta periculosidade? Não. Fatos são fatos, aceitando-os ou não, em nada serão modificados. Mas os pais são culpados pela escolha da escola? Por não terem percebido nas reuniões escolares nada de diferente naquele professor? E as dezenas de outros pais também não perceberam? E a direção da escola também não? Não, porque não tinha nada a ser percebido, porque ele se portava como um professor, provavelmente atencioso e cordato. Os pais e responsáveis podem ser acusados de uma percepção enganosa?
Se tem uma coisa que fui aprendendo ao longo dos anos foi sobre essa relatividade contida em todo o universo. Mas busco todos os dias encarar os fatos, ainda que eu os interprete da única forma que posso - com os olhos que tenho e a partir de onde meus pés pisam.
Então, em resumo é assim: Uma pessoa mente, engana, ludibria, manipula, usa todo seu poder de sedução e convencimento, enfim, um mentiroso de plantão (sem aspas mesmo). E faz tudo isso, com competência e maestria, conseguindo enredar em sua "trama", dezenas de pessoas inteligentes, cultas, sensíveis. Isso é um fato. Como cada um interpreta? Bom, para uns a pessoa é doente, para outros é safada, para outros mau-caráter, para outros um coitado. O que isso modifica no fato do sujeito ter usado pessoas e brincado com vidas alheias? Nada. 
Acreditar que as pessoas são da forma como nos é conveniente acreditar que são, é algo que acontece muito, principalmente quando a pessoa em questão é pós doutorada em manipulação e nos convence que são mesmo do jeito que nos é conveniente acreditar que são. Agora, crer que nada pode passar despercebido, porque para tudo há indicadores e que só não os visualizamos por opção, é desmerecer o competentíssimo senhor em questão, e exigir uma percepção sobre-humana de pessoas normais.
Então, se o professor não estuprou meu filho, mas estuprou o seu, é porque eu fui atenta aos sinais e você não? Ou seja a responsabilidade é sua antes mesmo de ser do estuprador? Isso é uma baita inversão de valores! É muita vontade de ajeitar as coisas, né não? O pessoa engana 10 mulheres ao mesmo tempo e todas apenas "querem ver o que lhe é conveniente"? Todas? Nem uma escapou? Pelo amor de Deus né? Aplausos para o doutorando, porque o mérito de não deixar pistas, ou, apaga-las com sedução e "lábia" é dele... Mas, é aquela máxima certeira e egoísta de que "pimenta nos olhos dos outros é refresco". Mas e quando a pimenta está também nos seus olhos? Ah tá! Foi tanta pimenta que cegou de vez.
Finalizando com meu caro Boff: "abramos as asas e voemos . Voemos como as águias. Jamais nos contentemos com os grãos que nos jogarem aos pés para ciscar."

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...